Com o avanço das tecnologias de forma não planejada em tempos de pandemia e distanciamento social, as aulas online e o trabalho remoto tornaram-se parte do cotidiano de crianças e adolescentes em idade escolar assim como seus responsáveis. Com este aumento de horas na frente das telas, aumenta também a interação com os colegas e o bullying pode ocorrer de forma mais intensa. Quando o bullying atinge o mundo virtual, seja ele por meio de redes sociais, aplicativos de mensagens, clientes de e-mail, etc., onde os adolescentes podem enviar mensagens de ódio, ameaçar, xingar, espalhar boatos, compartilhar imagens em que o outro seja vítima de escárnio e sem consentimento, é chamado de Cyberbullying.
é um problema sério que está modificando os hábitos de muitos jovens e crianças, e o educador ou responsável precisa acompanhar de perto estas interações, detectar mudanças de comportamento e orientar a vítima para evitar danos psicológicos. Como esta tendência virtual veio para ficar, este e-book tona-se atemporal, não somente em tempos de distanciamento social, como pós-pandêmico também.
Será abordado também, em menor escala o Stalking, ato de perseguir alguém reiteradamente por meios digitais o não, que tornou-se crime através da promulgação da Lei do Stalking de 2021.